O Verão está à porta e começam as preocupações estéticas, que foram quase inexistentes ao longo do resto do ano. Uma das maiores preocupações, e aquela que também é das mais comuns, é a de eliminar a celulite.
A celulite é o termo utilizado para designar depósito de gordura e de tecido fibroso causando irregularidades na pele. Caracteriza-se pelo aparecimento de ondulações na pele, originando o aspeto de “casca de laranja”. Observam-se em especial nas nádegas, coxas, ancas e abdómen.
No entanto, a celulite não caracteriza doença, sendo uma forma natural do organismo armazenar gordura superficial. São várias as causas da celulite, nomeadamente: a hereditariedade, os problemas circulatórios, as alterações hormonais (em especial, alterações ao nível do estrogénio), a alimentação inadequada e o sedentarismo.
As medidas mais importantes para a redução ou eliminação da celulite são a realização de uma alimentação adequada e a prática de exercício físico. A ingestão de 1,5-2L de água por dia também é fundamental, uma vez que hidrata e elimina as toxinas do organismo. A ingestão de sal deverá ser reduzida, de forma a evitara retenção de líquidos.
Existem alguns alimentos que podem ser ingeridos ajudando a reduzir ou a eliminar a celulite, uma vez que são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e nutrientes anti-inflamatórios, nomeadamente:
- Ananás: é rico em bromelina, uma enzima proteolítica que funciona como anti-inflamatória, prevenindo e reduzindo assim a celulite.
- Maçã e citrinos: eliminam as toxinas do organismo.
- Frutos vermelhos: são ricos em vitaminas A e C, funcionando como excelentes antioxidantes.
- Vegetais de folha verde escura: têm uma ação anti-oxidante, melhorando assim a circulação sanguínea.
- Oleaginosas (amêndoas, nozes, caju, amendoim): prefira-as sem adição de sal, isto é, ao natural, de forma a evitar a retenção de líquidos.
- Sementes de linhaça: são ricas em nutrientes anti-inflamatórias, ajudando a combater a celulite.
- Soja: as isoflavonas de soja ajudam a regularizar os níveis de estrogénio no organismo.
- Salmão, sardinha e atum: estes peixes são ricos em ácidos gordos ómega-3, tendo deste modo uma ação anti-inflamatória.
- Chá verde: tem uma ação antioxidante e diurética, melhorando a circulação sanguínea.
Os cremes anti-celulíticos ajudam na prevenção e na redução da celulite, no entanto utilizados de forma isolada não irão ter os resultados pretendidos, sendo sempre importante aliá-los a um estilo de vida saudável.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.