TECIDOS DE INVERNO
 










À medida que as temperaturas descem, o nosso armário veste-se de roupas que aquecem e nos protegem do frio.

Além do material mais conhecido e associado ao inverno, a lã, saiba que há outros tecidos lhe estão associados e que ajudam a combater os dias mais frios, mantendo uma boa temperatura corporal.

Lã: Principal tecido do inverno, provém de animais como a ovelha e o carneiro. Quanto mais pura for a lã e a sua qualidade, mais resistente, macia e também mais quente vai ser. Tem também a vantagem de, quando vestida, não aquecer demasiado ao sol, comparada com alguns tecidos mais sintéticos.

Se bem cuidada é bastante resistente. 

Lã misturada: Normalmente, quanto mais barata for a peça de lã, maior é a probabilidade de haver uma mistura de materiais, neste caso, com poliéster. Confira sempre, na etiqueta interior da peça, qual é a percentagem de mistura e qual os tecidos usados.

Caxemira: É também um tecido de lã, mas muito mais caro e macio. Provém da cabra que existe na região de Caxemira (Ásia). O fio pode ser puro, ou misturado com outros tipos de lã. Quanto mais puro for o fio, também mais caro vai ser. É um material muito leve e delicado, mas capaz de aquecer bastante.

Flanela de lã: A flanela é um tecido felpudo e macio produzido a partir de misturas de algodão com lã, ou simplesmente de algodão puro. Através da escovação das fibras da mistura da lã e/ou algodão, é criada a leve penugem característica deste tecido. É também bastante maleável, quente e com capacidade de absorver e libertar a transpiração (por isso é bastante usada em roupa de cama).

Lã Mohair/Angorá: Este tipo de lã, também conhecido por angorá, é produzido a partir do pelo da cabra Angorá, da Turquia. É um tecido leve e felpudo, muito macio e semelhante à seda. É principalmente procurado pela sua textura e aquecimento.

Além da cabra, pode também ser usado o pelo longo do coelho Angorá.

Veludo: Usado nas peças europeias no séc. XIV e XV e é muito associado à elegância e ao mistério. No princípio da sua produção era totalmente feito de seda, mas com o avançar da tecnologia é, atualmente, produzido a partir de algodão, acetato e nylons. O seu pelo curto é bastante denso, fazendo com que além de macio seja também quente. 

É uma ótima opção para usar em eventos mais formais ou festivos, por não precisar de layers adicionais para se manter quente.