Os antioxidantes são moléculas que eliminam do organismo os reativos e prejudiciais radicais livres que emergem do metabolismo celular. Os mais conhecidos são as vitaminas C e E, mas existem centenas de antioxidantes.
Sozinhos ou combinados, protegem-nos contra o desenvolvimento de doenças coronárias, diabetes e cancro, prevenindo a deterioração orgânica causada pelo stress oxidativo.
Vejamos os antioxidantes que são mais eficazes:
Licopeno – Existente na melancia e tomate. Reduz a probabilidade de enfarte, tumores do aparelho digestivo, da mama e da próstata.
Resveratrol – Existente nas uvas. Aumenta a fertilidade na mulher. Atua como antioxidante ao nível intracelular, nas enzimas que regulam o trabalho de certos genes.
Silimarina – Utiliza-se no tratamento de lesões tóxico-metabólicas, como por exemplo as provocadas por uma ingestão crónica de álcool.
Sulforafano – Abunda nos agriões, couves de Bruxelas, couve-flor e brócolos. Ajuda a eliminar bactérias prejudiciais dos pulmões e reduz as infeções dos fumadores e das vítimas de doença pulmonar obstrutiva crónica.
Catequinas – Principal composto do chá verde. Ativam as enzimas do fígado que eliminam as toxinas.
Quercetina – Existente no chá verde, na cebola e no mosto da uva. Melhora os níveis de açúcar no sangue, é um eficaz antiasmático, hepatoprotetor e vasodilatador.
Genisteína – Reduz as placas amiloides que produzem a deterioração cognitiva na doença de Alzheimer.
Astaxantina – Presente no salmão e lagosta. Encontra-se em ambientes aquosos ou lipossolúveis, pelo que o seu efeito antioxidante alcança todas as partes do organismo.
Limoneno – Existente nas laranjas e nos limões, é a substância que lhes confere o seu odor característico. Esta substância pode diminuir o risco de doenças degenerativas, hipertensão, cataratas e enfarte.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.